Resenha | Fazendo meu filme 1 - A estreia de Fani

quinta-feira, 6 de abril de 2017
Conheci esse livro em 2014 através de um blog que eu gostava muito, mas só fui comprá-lo um ano depois quando fui na Bienal do livro aqui no Rio de Janeiro. Confesso que não entendia muito bem o amor que a maioria das pessoas que o leram tinham por ele e pela Paula Pimenta, eu nem sequer conhecia essa autora, até que eu o li, me apaixonei e acabou se tornando minha série de livros favorita até o momento.
Foto: Google
Titulo: Fazendo meu filme 1 - A estreia de Fani 
Autor: Paula Pimenta
Editora: Gutenberg 
Páginas: 336 
Ano de lançamento: 2008
Tudo muda na vida de Fani quando surge a oportunidade de fazer um intercâmbio morar um ano em outro país. As reveladores conversas por telefone ou MSN e os constantes bilhetinhos durante a aula passam a ter outro assunto: A viagem que se aproxima. "Fazendo meu filme" nos apresenta um fascinante universo de uma menina cheia de expectativas, que vive a dúvida entre continuar sua rotina, com seus amigos, familiares, estudos e seu inesperado novo amor, ou se aventurar em outro país e mergulhar num mundo cheio de novas possibilidades.
Estefânia Castelino Belluz ou Fani como prefere ser chamada é uma menina de 16 anos apaixonada por filmes, do tipo que trocaria um rolê com as amigas para ficar em casa assistindo aos seus DVD's. A história começa a se desenrolar no momento em que sua mãe a inscreve num programa de intercâmbio e logo depois ela é aceita tendo que deixar Belo Horizonte e seus amigos Gabi, Natália, Léo, Rodrigo e Pri. A partir daí Fani precisa lidar com os preparativos da viagem, a saudade, o medo de estar num país desconhecido e a descoberta de um amor que estava bem  ali debaixo do seu nariz.

O livro é narrado em primeira pessoa, tem 55 capítulos e cada um deles é um título de um filme que se encaixa perfeitamente no contexto vivido por Fani. É um livro que tem uma escrita simples e facilmente prende o leitor. Impossível não se identificar ou voltar a adolescência ao acompanhar Fani em sua vida na escola, preocupação com notas, amor platônico, relacionamento com amigos e familiares e seu primeiro amor real. Dele é possível tirar uma lição sobre como podemos complicar as coisas por medo de não falar o que realmente sentimos.

Apesar de ser um livro adolescente, acredito que seja agradável para todas as idades e super recomendo. Mal posso esperar para ler o próximo!

Xoxo,
V.

29 comentários:

  1. Acredita que não conheço essa autora? A história parece interessante. Me lembra muito minha adolescência. Eu era louca para fazer intercâmbio, tinha várias revistas sobre o assunto. Mas não tinha o dinheiro. Acredito que o caso da Fani seja diferente, porque pelo pouco que você falou eu subentendido que ela poderia estar na dúvida se valeria a pena passar um ano fora ou não, deixando a "vida" que ela conhece pra trás (mas posso estar errada rs). Acho que se fosse comigo, aos 16 anos eu nem teria pensado duas vezes hahaha

    www.darkroom35mmpt.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendeu direitinho! Eu acho que não pensaria duas vezes também se fosse comigo, quer dizer talvez não né? Apesar de querer viajar o mundo eu ficaria com medo, ainda mais porque aos 16 anos eu não tinha maturidade para conseguir ficar tão longe da família.

      Excluir
  2. Sempre via as pessoas falando sobre a Paula Pimenta na blogosfera, mas jamais procurei saber o porquê dela ter esse sucesso todo, porém agora lendo a sua resenha tudo faz sentido. Que história incrível, Vic. O estilo dela parece ser exatamente o que eu tenho preferência para ler, então tenho certeza que irei gostar de acompanhar a vida da Fani. Parabéns pela resenha maravilhosa e sucesso!

    Com amor,
    Rascunhos de Tom

    ResponderExcluir
  3. Adoro livros com temática mais adolescente! Adoraria lê-lo!

    Beijão, mariasabetudo

    ResponderExcluir
  4. AAAAAAAAAAAAAAAAAAAH, eu amo essa saga HAHAHAHAH a personagem é vida loka, porém eu a admiro muito pelas atitudes que tem <3

    ^^

    beeijão
    http://www.carolhermanas.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Sempre quis ler os livros da Paula Pimenta mas ainda não li. Acho esse tipo de leitura bem divertida, então acho que eu iria gostar bastante.
    Beijos
    Mari
    www.pequenosretalhos.com

    ResponderExcluir
  6. Vejo muuuitas meninas comentando sobre esses livros, mas nunca li. Parecem ser bem gostosinhos. E gostei bastante da ideia de cada capítulo ter o título de um filme. Fiquei curiosa!
    A minha série de livros favorita até hoje - depois de quase 10 anos - é A Mediadora da Meg Cabot. Não tenho vergonha de falar isso aos 26 anos kkkk. Me identifico demaaaais com a Suze. Fazer o que?! Hahaha

    Beijos,
    ju

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu nunca li A mediadora mas muita gente que leu Fazendo meu filme disse quem gosta de A mediadora ia amar esse também hahaha

      Excluir
  7. Eu já muitas resenhas desse livro, nunca tive a oportunidade de ler. Sua resenha me fez ter mais interesse ainda. Parece ser bem realista e parecida com a minha, mas no caso moro no interior perto de Belo Horizonte.

    ResponderExcluir
  8. Já ouvi falar maravilhas desse livro e sou louca pra ler!
    Adorei sua resenha! ♥
    Beeeijos

    ResponderExcluir
  9. Sou loooouca pra ler essa série. Só me falta dinheiro pra comprar os livros. Com certeza ia assistir os 55 filmes pq sou louca por filmes que nem a Fani.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sabe que eu pensei nisso? Mas atualmente me propus a ver todos os filmes indicados no Oscar desse ano, então vai ter que ficar pra depois

      Excluir
  10. oi, oi.

    nossa, a Paula Pimenta é incrível mesmo! que bom que você soube o motivo dela ser tão querida por seus leitores e fãs, grupo ao qual me encaixo. <3

    comecei a ler a série em 2013, assim que entrei na faculdade. nossa, eu ficava na sala pirando no mundo da Fani. aliás, criei até um email pessoal após ver o dela. ele ficou assim: odrieladriel@..., pq vc já deve saber como é o dela. :D

    vc falando que o livro tem 55 capítulos deve assustar quem não o conhece, siá! hahahaha. a verdade é que a gente devora o livro tão rápido que nem percebe que são esse tanto de páginas. tu já viu a grossura que é o último, o FMF 4? quase uma bíblia. hahahaha.

    bjs!
    Não me venha com desculpas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. AAAAAAAAAAA eu amo livros grandes assim, fico tão tristinha quando pego um fininho para ler e acaba rápido. E é verdade a gente fica tão empolgado lendo FMF que quando se dá conta já acabou hahaha.

      Excluir
  11. Oi lindona! Já tinha ouvido falar da série, mas ainda não li. Parece ser uma leitura mais leve e ao mesmo tempo que prende o leitor, vou salvar o link. Às vezes eu penso que serei uma eterna adolescente, porque continuo apaixonada por histórias do gênero! Adorei o post.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também acho que vou ser que nem você, amo histórias assim hahahaha

      Excluir
  12. Esse é um livro que quero ler há um tempão, tenho que tomar vergonha na cara e comprá-lo huahua só fico me lamentando.

    Com amor,
    Bruna Morgan

    ResponderExcluir
  13. Já ouvi falar muito desse livro. Não sou muito fã de ler livros teen, juvenis, mas acho muito legal ver o incentivo à leitura que a Paula Pimenta promoveu com as obras dela. Gostei da sua resenha, simples, rápida, objetiva e interessante.

    Beijos!
    Amanda
    Metamorphya••• Particpe do Sorteio de 1 Ano do Blog!

    ResponderExcluir
  14. Eu sou louca pra ler esse livro!!! O nome me deixa curiosa desde a primeira vez que ouvi falar dele, infelizmente ainda não pude comprar ele mas espero conseguir logo.
    Ps: resenha direta, sem enrolação, quero escrever assim quando crescer <3
    Agenda Aleatória

    ResponderExcluir
  15. Acredita que eu nunca tinha ouvido falar nesse livro? haha parece ser uma história bem bacana, apesar de não fazer o meu estilo de leitura e ser voltado ao público juvenil. Gostei da sua resenha!
    Beijos,
    http://www.nomundodaluablog.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério????? Que louco, ele é super famosinho na blogosfera hahahaha que bom que gostou, obrigada!

      Excluir
  16. Eu sou apaixonadaaa por esse livro. Só tive a oportunidade de ler esse e o 2, mas com certeza esse ano irei comprar o resto da coleção. E outros livros de Paula Pimenta pois ela é maravilhosa haha. Beijoss <3

    ResponderExcluir